A Folha Regional - Início - Geral

Orquestra Jovem da Casa da Cultura de Guaxupé abre o 2º Encontro de Corais do Unifeg

Em 18/11/2010 - Geral - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa

A Orquestra Jovem da Casa da Cultura de Guaxupé abriu o 2º Encontro de Corais promovido pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, que acontece entre os dias 16 e 18 de novembro, na capela da instituição. Organizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional – NAPI, o evento é composto pela participação de artistas da cidade e região.Formada por músicos entre 6 a 22 anos, a Orquestra Jovem interpretou canções clássicas e populares, sob a regência do maestro Júlio César Miranda, de Botelhos. Após o show, os músicos foram cumprimentados por estudantes do Centro Universitário. Entre eles, Domiciano Braga Neto, do 8º período do curso de Administração: “É um conjunto bem estimulado, com uma expressão satisfeita ao tocar. Temos muitos valores no País e as pessoas precisam apoiar isto. Vamos começar por aqui, no Unifeg, onde sei que existem talentos escondidos”, comentou o aluno.Além de universitários, visitantes assistiram à primeira noite do “Encontro de Corais”. O vendedor André Semensato, pai do saxofonista João Paulo, era um dos mais tocados com a performance do grupo: “Eu estou apoiando o máximo possível, pois ele gosta, é apaixonado por música e eu, apaixonado por tudo o que ele faz. Então, estou sempre presente, pois acho isto muito importante. Ele está indo muito bem no saxofone”, disse o rapaz.

Veja +

Minas Gerais lança Programa de Controle Permanente da Dengue

Em 17/11/2010 - Geral - Assessoria de Comunicação

Governador Antonio Anastasia convoca todos os mineiros para participarem de “guerra contra a dengue” O governador Antonio Anastasia lançou, nesta quarta-feira (17/11), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue. Trata-se de um conjunto inédito de ações, reunindo o esforço do Governo de Minas, Exército, Aeronáutica, Ministério da Saúde, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado. Entre as ações está a criação de uma Força Tarefa formada por cerca de 400 profissionais e voluntários. O Governo de Minas investirá no programa R$ 60 milhões do Tesouro do Estado até junho de 2011.Segundo o governador, o quadro é grave e é preciso agir de forma coordenada e inteligente para reverter os números da dengue. Anastasia lembrou que o combate à dengue não tem resultado efetivo se for uma ação isolado do poder público e que precisa de uma mobilização maciça da sociedade para ter sucesso.“Nosso objetivo é empreendermos uma verdadeira guerra contra a dengue. Precisamos evitar os óbitos que já chegam a quase 100 em Minas neste ano. A prevenção não é uma ação exclusiva do poder público, mas podemos ser os condutores desse processo a partir das parcerias firmes que estamos estabelecendo com as Forças Armadas, Ministério da Saúde, municípios e entidades”, afirmou o governador, em seu pronunciamento.

Veja +

Guarda Verde alerta para período da piracema

Em 17/11/2010 - Geral - Assessoria de Comunicação

A Guarda Verde alerta para o período da piracema, de 1º de novembro a 28 de fevereiro, que restringe a atividade de pesca por conta da reprodução dos peixes. Desde 2009, a pesca de espécies nativas é proibida em todo o país.Segundo o coordenador do Grupamento Ambiental de Poços de Caldas, Franselmo Lopes da Silva, é permitida apenas a pesca de até 5 quilos e um exemplar de espécies exóticas, alóctones (introduzida em uma área onde não existia originalmente) e híbrida, por pescador. “Vale lembrar que a pesca profissional no município é proibida, pois o município não comporta esta atividade”, ressalta.A pesca amadora é uma atividade de subsistência e os pescadores devem portar a carteira de pesca, que pode ser obtida na unidade do IEF (Instituto Estadual de Florestas), localizada na avenida Dr. David Benedito Ottoni – 257, Jardim dos Estados ou pelo site www.ief.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone 3697-2183.O termo piracema significa “subida do peixe” e refere-se ao período em que os peixes buscam locais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece anualmente e coincide com o período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro.

Veja +

Alunas da Escolinha da Fundação são avaliadas por agência paulista de caça-talentos

Em 12/11/2010 - Geral - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa

Representantes da Agência Parâmetro visitaram alunas do Colégio Dom Inácio (Unidade II) nesta semana. Especializada na área de caça-talentos, a empresa de Chapecó, em Santa Catarina, selecionou garotas da referida instituição, que também é conhecida como Escolinha da Fundação. O objetivo é encaminhá-las à carreira de modelos, embora todas tenham a consciência de que os estudos devem sempre estar em primeiro plano. A oportunidade aconteceu na tarde de segunda-feira última, 8 de novembro, quando uma dupla da Parâmetro avaliou a beleza das jovens estudantes. “Nosso trabalho é semelhante ao dos olheiros do futebol. Ou seja: a gente descobre novos talentos e os apresenta ao mercado da moda. Temos parcerias com as grandes agências em São Paulo, as quais a gente conduz as pretendentes. Em Guaxupé, acreditamos ter bastante sucesso, pois temos encontrado garotas lindas”, disse Mauro Campos, da agência chapecoense.Diferente dos institutos que submetem as candidatas a desfiles, books, ensaios e outras provas, a Parâmetro atua de outra maneira. “Nós não vendemos cursos ou fazemos coisas deste tipo. As pessoas que descobrimos são, na verdade, diamantes não lapidados, sendo que nós as levamos para São Paulo, onde elas são preparadas”, explicou Mauro, que procura por pessoas com idades entre 12 e 25 anos.

Veja +

Acordo Internacional do Café vai ser debatido na Câmara dos Deputados

Em 11/11/2010 - Geral - Assessoria de Comunicação

Audiência pública foi proposta pelo deputado Carlos Melles para avaliar se os termos do Acordo espelham e propiciam a defesa dos interesses nacionais A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal aprovou, na quarta-feira (10), o requerimento 585/2010, de autoria do deputado Carlos Melles, presidente da Frente Parlamentar do Café, para que seja realizada audiência pública conjunta com a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para debater o texto do Acordo Internacional do Café de 2007, assinado no Brasil em 19 de maio de 2008.Os parlamentares ainda não definiram a data do encontro, porém informaram que a reunião ocorrerá na semana de 15 a 19 de novembro de 2010. No documento, Melles justifica a realização da audiência com base no fato do Brasil permanecer como líder mundial da produção e do comércio mundial, assim como o segundo maior consumidor do produto, fato que, segundo ele, aumenta a importância do debate da adesão brasileira ao novo Acordo Internacional do Café “dentro da perspectiva de se avaliar se seus termos e objetivos espelham e propiciam a defesa dos interesses nacionais”.

Veja +

Poços de Caldas sedia capacitação da Secretaria de Estado de Governo

Em 10/11/2010 - Geral - Assessoria de Comunicação

Poços de Caldas sediou, na terça-feira (9), no Espaço Cultural da Urca, o projeto de capacitação de servidores municipais, desenvolvido pela Subsecretaria de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo. O curso tem por objetivo sanar as dúvidas de prefeitos, vereadores e representantes dos municípios no que diz respeito à prestação de contas de convênios com o Estado. A abertura contou com a presença do prefeito Paulo César Silva, do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, Sebastião Navarro Vieira Filho, da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Almeida Gazzola, do subsecretário de Assuntos Municipais, Antonio Carlos Naback, do subsecretário da Casa Civil, Carlos Alberto Pavan Alvim e da superintendente de Fomento e Incentivo Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Nora Vaz de Mello. “A participação dos representantes dos municípios aqui hoje é fundamental, na medida em que receberão da equipe da Secretaria de Estado de Governo, as orientações necessárias para o acompanhamento dos processos da sua cidade, principalmente com relação aos sistemas de modernização da gestão pública adotados pelo Governo de Minas. Modernizar a administração pública meta prioritária para todos os gestores que primam pelos conceitos de transparência e eficiência, na busca por resultados cada vez mais positivos”, destacou o prefeito Paulo César Silva.

Veja +

Txai, grupo vocal mineiro, participa do 1º Festival Internacional da Venezuela

Em 09/11/2010 - Geral - Assessoria

Festival acontece até 19 de novembro nas cidades de San Felipe, Barquisimeto, Valência e Caracas. O grupo vocal Txai, de Belo Horizonte, participa do 1º Festival Internacional de Bandas Vocais da Venezuela, que vai até o próximo dia 19 de novembro. O convite para o grupo mineiro partiu da Fundación Soco Voz, que comemora dois anos de existência com a realização do festival.  O evento acontecerá nas cidades de San Felipe, Barquisimeto, Valência e Caracas, com o objetivo de integrar os povos através da música vocal, como expressão carregada de memória histórica e herança cultural.Para Epifanio Ochoa, Gerente Geral da Fundação Soco Voz, a participação do grupo mineiro é importante para o intercâmbio artístico e sócio-cultural entre os dois países e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de adquirir novas experiências. O Txai fará várias apresentações na Venezuela, além de visitar ambientes como o Sistema Nacional de Coros e Orquestras, a Universidade Experimental de Yaracuy e participar de programas de rádio.

Veja +

Prefeito de Poços de Caldas anuncia mudanças no secretariado

Em 08/11/2010 - Geral - Assessoria de Comunicação

O prefeito Paulo César Silva concedeu, na quinta-feira (4), no gabinete, entrevista coletiva para apresentar mudanças no secretariado e diretoria do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).Segundo o prefeito, as alteraçes têm por objetivo conciliar o conhecimento técnico e poltico para ocupação dos cargos. “Já havia dito que faríamos mudanças, visando à adequação de uma nova estrutura de governo extremamente técnica”, ressaltou.Com a mudança, as secretarias de Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Administração e Gestão de Pessoas, Turismo e Cultura, Fazenda, Controle Interno e Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente ganham novos secretários, além do DMAE e PROCON.O advogado e jornalista Marcelo de Oliveira Silva passa a responder pela Secretaria de Comunicação Social e a engenheira Cibele Melo Benjamim, atual secretária de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.Já o procurador chefe, advogado Marcelo Figueiredo, é o novo secretário de Administração e Gestão de Pessoas e a servidora Ana Maria Vasconcelos, contadora, assume a Secretaria de Controle Interno. O diretor de Turismo e Cultura, Marco Antonio Dias de Paiva, passa a ocupar interinamente o cargo de secretrio e o diretor do DMAE, Armando Bertoni, assume a Secretaria de Fazenda.

Veja +

Nas urnas, com Dilma, a chegada da geração guerrilheira ao poder

Em 05/11/2010 - Geral - Marco Regis de Almeida Lima

Por letras tortas, finalmente, a verdadeira História do Brasil vai ser reescrita com pinceladas de sofrimento, terror e sangue, cujos vestígios o passado distante quase já tinha apagado.Certo é que muito desse passado já foi exposto de maneira superficial pela poderosa mídia conservadora desde 1980, a partir de quando os raios de luz da redemocratização brasileira foram deixando para trás a treva da ditadura que sobre nós se abateu, a partir de 1964. Certo é que já houve inumeráveis depoimentos e publicações das vítimas desse período abominável, mas que, quase sempre, ficaram restritos aos círculos de amigos, conhecidos e da intelectualidade, nunca  sendo uma boa vitrine para grande parcela da imprensa que se omitiu e até foi conivente com os algozes. Essa mesma imprensa quer hoje rotular como censura as iniciativas de criação de um Conselho fiscalizador dessa profissão, a exemplo do CRM dos médicos, da OAB dos advogados, do COREN dos enfermeiros, do CREA dos engenheiros e arquitetos, enfim dos conselhos de todas as profissões liberais menos dos intocáveis jornalistas ou de seus poderosos órgãos, que podem tudo, com verdades ou com mentiras.

Veja +

Prazo final para inscrições presenciais em Guaxupé

Em 03/11/2010 - Geral - Assessoria de Comunicação

Para nível superior os salários chegam até R$ 8.302,50 A Prefeitura de Guaxupé (MG) encerra esta semana as inscrições presenciais para o concurso público que oferece 129 vagas em diversos níveis nas áreas de educação, saúde e administração. Para fazer a inscrição presencialmente os candidatos devem se dirigir à Central de Atendimento ao Candidato da Consulplan, localizada na Ante-Sala do Teatro Municipal (Av. Conde Ribeiro do Valle, nº 113, Guaxupé-MG), das 8h30 às 16h, até a próxima sexta-feira, dia 5. As taxas de inscrição são de R$15 (fundamental), R$20,00 (médio, técnico e magistério) e R$30 (ensino superior). Os vencimentos iniciais variam de R$517,00 a R$8.302,50 de acordo com a função exercida. Pela internet as inscrições prosseguem até o dia 10/11 e podem ser feitas no site da Consulplan, organizadora do concurso: www.consulplan.net. As provas estão marcadas para o dia 12/12, domingo.

Veja +